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Advogado, com toda certeza quando você pensou em criar a identidade visual do seu escritório de advocacia e digitou no Google as seguintes palavras chaves:

Logotipo advogados, logo advocacia, logo advogado, logomarca advogados, logo direito, logo para advogados ou logo advogados.

Com certeza, você se deparou com vários estilos de logotipos, mas, ficou na dúvida de qual deles se adaptaria melhor ao seu escritório de advocacia

Acredito que, entre os estilos de logomarcas que encontrou, grande maioria delas continham como símbolo principal um brasão, e, a partir daí, você se perguntou: Por que logo de advogado sempre tem brasão?

 

E, é justamente isso que iremos lhe responder neste artigo, mas, antes de falar propriamente do tema, é preciso fazer uma breve análise histórica.

Acredite ou não, esta associação – advocacia x brasão –  começou lá em 1905, com Cruzadas, pasmem, mas é isso mesmo, há uma longa história que envolvem esses dois elementos.

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Em função das Cruzadas, surgiu a heráldica – a arte dos brasões – que ainda hoje preserva simbologias e conceitos como tradição, nobreza e qualidade.

E como foi?

De forma geral, surgiram para identificar os soldados cruzados dentro das batalhas, inicialmente, eram cruzes compostas por pedaços de tecido, amarradas nas vestimentas dos cruzados. Entretanto, quanto mais crescia o número de nobres na guerra, fomentava a distinção de símbolos, criando assim vários conceitos.

Cada etnia comandava seu exército, estes formados por italianos, ingleses, eslavos, dentre outras nacionalidades, o que deu lastro para criação deste grande número de cruzados distintos. Vale destacar que, à época, as identificações das heráldicas também mudavam, criando assim uma gama considerável de inspiração que ainda hoje é utilizada nos logos de advocacia.

Após o fim da guerra, os brasões não pararam de serem utilizados pelos nobres. Eles os ostentavam em festas, torneios, desfiles, em qualquer lugar que os pudessem mostrar. Assim, com a disseminação do seu uso, o brasão passou a ser considerado símbolo de status, só que, nesta altura, ele já havia evoluído bastante em complexidade e simbolismos agregados, o que fez surgir a necessidade de criar um manual de como utilizar os brasões, que tratava, basicamente, de quais cores e formatos poderiam ser utilizadas, bem como quais elementos e estilização eram mais apropriados para cada uso.

Estilos de brasões antigos, que deram origem aos brasões hoje utilizados em logos de advocacia.

Os brasões passaram a ser cedidos pelo Rei, como benefício ou mérito pela realização de alguma ação honrosa, aumentando ainda mais o prestígio dos brasões.

Neste momento da história, os brasões já haviam evoluído de tamanha forma que, muitos elementos os figuravam cheios de complexos simbolismos como às realizações, virtudes, destaque social e ocupação, bem como tinha como objetivo personificar o que estava sendo representado.

Evolução dos brasões ao longo dos anos, deram origem aos brasões utilizados na advocacia.

Muitos desses simbolismos ainda podem e devem ser utilizados nos logotipos de advocacia e são utilizados por advogados e escritórios de advocacia.

Passaram-se vários anos e, com eles, a sociedade viveu a revolução industrial, o que repercutiu no mercado gráfico, o que gerou a possibilidade de negócios familiares se tornaram grandes empresas, passando a vender em larga escala.

Neste contexto, os brasões foram ainda mais difundidos e utilizados por estas novas empresas que surgiram, não só nelas, mas de modo geral em produtos consumidos pela sociedade, como por exemplo, nos entalhado de portas, cartões postais e até em roupas.

Brasões talhados em portas de famílias nobres se tornaram comuns após a difusão do uso do brasão.

A globalização e supervalorização das marcas no final do século XX, fez empresas buscarem suas identidades e conjuntos de valores, mas, é importante saber: como eles fizeram isso? Resgatando esta cultura criada, lá na época das Cruzadas, utilizando toda sua complexa simbológica para criar um significado maior e transmitir esta mensagem a seus clientes, receptores.

Eles têm tradição, valorização da origem e simbolismo de qualidades, é claro que seriam utilizados por diversas marca, várias delas utilizam brasões para compor os seus logotipos, como fabricantes de carros, marcas de cigarros, times de futebol e, hoje em dia, a advocacia.

Os brasões são tão utilizados nas logos de advogados, por conta deste simbolismo que carrega na sua história, pois, em grande parte remete ao conjunto de qualidades que os advogados autônomos, escritórios de advocacia de pequeno porte e grandes bancas precisam transmitir.

Por isso, Advogado, sempre que você pensar na razão dos brasões serem tão utilizados nas logomarcas de associadas ao exercício da advocacia, lembre-se que é porque estes são carregados de simbolismos históricos, e principalmente por ter existido uma grande história de luta, conquistas, adaptação e valorização, sendo que, tudo isso traduz sua jornada na advocacia.

Curiosidades extras:
Significados dos elementos gráficos que compõe os brasões:

O leão é o símbolo de força, grandeza, coragem, nobreza de condição, domínio e proteção.

A águia é a vitória, rapidez e velocidade.

A flor-de-lis caracteriza poder, soberania e felicidade.

Significados das cores que compõe os brasões:
Ouro: riqueza, nobreza e poder;

Prata: integridade, pureza, obediência e firmeza;
Vermelho: vitória, ousadia e fortaleza;
Azul: lealdade, zelo, caridade, beleza, boa reputação e justiça;
Verde: esperança, amizade, fé, juventude, bons serviços prestados e liberdade;
Púrpura: sabedoria elevada e grandeza;
Negro: prudência, tristeza, astúcia, honestidade e rigor.

Para saber mais:
Mollerup, Per. Marks of excellence. Phaidon, 1998
Oliveira, Sandra Regina Ramalho e. Simbologia aplicada ao design. UFSC, 2000

 

Mas como criar um brasão para meu escritório de advocacia?

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