Logotipo para Advogados: Conheça o Marketing Moderado

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A identidade visual do negócio passa por diversos processos, mas o logotipo, sem dúvidas, é uma das principais referências da marca.

Somado a isso, uma comunicação visual eficiente vai tornar a comunicação de seu negócio mais fácil e personalizada.

Este é geralmente o diferencial de marcas que se destacam no mercado.

No entanto, a publicidade de uma forma geral deve ser pensada com cautela, sobretudo para algumas áreas de atuação.

Uma delas é a advocacia, na qual se deve praticar um marketing moderado, atendendo as normativas que regem a profissão.

Neste artigo você vai entender melhor este assunto.

Fique conosco.

Entendendo as definições de um logotipo

O logotipo consiste em um símbolo constituído por meio de imagens e ou escritas, ou pelo agrupamento delas.

E assim formar um design, cujo objetivo é a identificação de uma empresa, marca ou produto.

Seu resultado deve revelar uma conexão com a empresa e atividade, que se traduz pela sua personalidade.

Acertar na produção da peça é mais que uma elevar uma marca, é estabelecer um elo entre cliente e empresa.

Como se dá o processo de criação de identidade visual

A princípio deve ser feito um levantamento de informações e um planejamento que destaque as características, valores, missão, visa de sua empresa.

Estes dados são os responsáveis por consolidar que seu negócio seja atrativo e especial.

Abaixo preparamos um passo a passo para te ajudar a compreender melhor este processo:

1- Fase de apuração das informações

Este é o momento de reunir o maior número de informações sobre sua empresa, elas vão direcionar todas as fases do processo de criação.

2- Fase do esboço do projeto

Nesta fase a equipe trabalha em conjunto vida e começa dar os primeiros contornos ao projeto.

É o trabalho de escolha das formas, cores e tipografia para o logotipo.

3- Fase da aprovação

Tendo o cliente aprovado o projeto é o momento de divulga-lo.

A partir desse momento você tem uma marca que compõe sua identidade visual e melhora seu posicionamento estético no mercado.

Confira as características detalhadas que permeiam o processo criativo

· Identidade que convença

O desenvolvimento da marca aborda criteriosamente detalhes técnicos, análises, e todas as informações necessárias.

Este processo antecede a transformação de dados em cores e tipografia que faça com que você venha a cabeça do cliente quando necessário.

· Flexibilidade na aplicação

É necessário pensar nos detalhes que favoreçam e definam a aplicação das marcas nos mais variados locais em alta definição.

Assim, sempre será possível a utilização da mesma em consonância com a superfície na qual será aplicado o logotipo.

· Tecnologia a favor

Para proporcionar esta boa experiência na hora de aplica-lo é importante dispor de recursos maleáveis aos mais variados softwares de edição.

· Atendimento personalizado

De um bom atendimento é que se abstrai as informações pontuais em sua construção.

Capriche nas perguntas.

Logotipo para advogados: como adotar um marketing moderado?

O código de ética que rege as atividades dos advogados prevê por meio do art. 39, do Código de Ética e Disciplina/2015, que:

– O marketing, bem como suas ações de publicidade devem ser exploradas apenas em caráter informativo.

E é disciplinado pelo art. 2°, do Provimento 94/2000 da OAB Federal.

Dentro da perspectiva da legislação a publicidade deveria ser impedida, contudo, os tempos são outros e a mercantilização da atividade é inevitável.

E após consenso das autoridades, já se admite que o marketing integre as atividades de divulgação do advogado de forma moderada.

Isso não quer dizer, que um escritório de advocacia vá dispor apenas de um cartão de visitas, que é um dos instrumentos deste marketing moderado.

É preciso desenvolver uma identidade visual que passe credibilidade aos clientes e remeta a seriedade do trabalho.

E que seja facilmente reconhecida pelo público, reforçando as características da advocacia.

Antes, a utilização de logotipo era vista pela área, como meros instrumentos de captação de clientes.

Este posicionamento vem sendo modificado em decorrência do profundo sentido a que se propõe uma identidade visual.

Eles se apresentam em diferentes caracterizações, o mais utilizado pelos advogados, são os chamados ‘completos’.

Estes por sua vez, combinam símbolo e tipografia.

O chamados completos são os mais utilizado por advogados e escritórios de advocacia. Ele é formado por uma combinação de símbolo + tipografia.

Ele favorece o uso de forma independente nos diferentes ambientes.

Confira a importância das tipografias na construção da identidade visual para advogados

As fontes ou tipografias consistem em um ponto fundamental da criação de um logotipo.

É importante dar total atenção à sua escolha, pois compõe o conjunto responsável pela personalidade de sua marca.

Ao mesmo ponto que ela pode remeter a sensações positivas, o erro na escolha de uma fonte vai causar impacto negativo na imagem que você deseja passar.

Saiba quais os tipos de fontes mais adequados para logotipo de negócios de advocacia

  • · Serifadas: São as fontes com serifa, isso significa que elas possuem pequenas linhas no final das extremidades da letra.

Geralmente são as preferidas pelos designers na criação para advogados.

Estas tipografias carregam consigo uma identidade de preservação à tradição, reverência, confiabilidade e conforto.

Das fontes serifadas, as mais comuns nos trabalhos para escritórios de advocacia são: Trajan, Cinzel, Yeserva One, Bodoni. Entre outras.

  • · Manuscritas: Este modelo é usual e bem aceito, porém requer cuidado, já que algumas fontes não apresentam boa legibilidade.

Ou não compõe bem esteticamente o layout.

Mas se for utilizada corretamente exprime uma impressão de estilo, autenticidade e de personalidade.

Conclusão

Depois de todas essas orientações, tenho certeza que você está pronto para apostar no seu logotipo.

É muito importante que este processo seja conduzido por profissionais de qualidade, que vão te oferecer além de uma “arte”.

Mas uma identidade visual completa que aumente a sua credibilidade no mercado.

Hoje o faça você mesmo é quase uma tendência. Além disso, existem muitas pessoas que se dizem profissionais.

E assim, cobram um preço menor, mas lhe entregam um resultado que não vai tornar a sua marca reconhecida positivamente.

Não corra este risco. Invista em profissionais sérios e que vão promover a sua marca.

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