Advogado(a), após você se formar, passar na OAB e iniciar sua carreira no mundo jurídico, vem uma nova etapa: a prospecção de clientes. Através de uma boa prospecção, você vai estabelecer o seu espaço no mercado jurídico.
Exatamente. Não basta apenas ter um cartão de visita com suas informações, no atual mercado jurídico, é fundamental associar seu trabalho a uma imagem forte, credível, que se conecte e que seja reconhecida pelo público, mais que isso, que represente a imagem que deseja passar no exercício da sua profissão.
O logotipo precisa traduzir seus anseios, suas qualidades, ter toda a sua personalidade traduzida graficamente, pois, quando feito de forma perfeita, é a ponte entre você e seus futuros clientes.
Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes e interessantíssimos que você, advogado, precisa levar em consideração no momento de criar o logotipo para o seu escritório de advocacia.
Confira agora como criar o logotipo perfeito para o seu escritório de advocacia:
Parte 01:
Vamos conhecer os tipos de logotipos que podem ser utilizados?
Logotipos tipográficos:
Estes logotipos são formados apenas por fontes, e é uma opção muito interessante para escritórios sólidos, que prezam pelo minimalismo.
Confira alguns exemplos de logotipos tipográficos:
Logotipos completos:
Este é o padrão mais utilizado por advogados e escritórios de advocacia. Ele é formado por uma combinação de símbolo + tipografia.
É o preferido de advogados e escritórios que desejam usar o símbolo de forma isolada para compor o material gráfico, seja para criar uma textura, ou as redes socais, além de ser bastante atrativo, o símbolo ajuda a criar mais familiaridade com a marca criada gerando empatia.
Confira alguns exemplos de logotipos completos:
Agora que você já conhece os tipos de logotipo, chegou a hora de conhecer os estilos de tipografias que podem ser utilizadas na criação do seu logotipo.
As tipografias, popularmente conhecida por fontes, é um ponto essencial na criação do logotipo para o seu escritório de advocacia, e não deve ser de maneira alguma subestimada.
Uma fonte bem escolhida realça, qualidades do seu logotipo, enquanto uma fonte inadequada pode evocar associações desagradáveis e acabar com a imagem que você deseja transmitir para o seu escritório.
Conheça os tipos de fontes que podem ser usadas na criação do logotipo do seu escritório de advocacia:
Serifadas:
Fontes com serifa, ou seja, pequenas linhas adicionais no final das extremidades da letra são as mais escolhidas por escritórios de advocacia. Estas fontes clássicas comunicam respeito à tradição, reverência, confiabilidade e conforto.
As que escritórios de advocacia mais escolhem para compor o seu logotipo são: Trajan, Cinzel, Yeserva One, Bodoni, etc.
Exemplos de fontes serifadas:
Sans Serif:
São fontes sem serifas e possuem um visual mais moderno. Elas simbolizam aspiração, novidade e limpeza, e geralmente são usadas por advogados mais jovens, ou profissionais que praticam uma advocacia mais moderna e digital.
Nesta modalidade, as mais escolhidas por advogados e escritório de advocacia são: Engravers, New June, Gotham, Helvética, Raleway, Micrograma, etc.
Exemplos de fontes sans serif:
Para que não haja dúvidas sobre a diferença entre fontes com Serifa e sem serifa, basta visualizar esta imagem a primeira fonte (Garamond) é uma fonte com Serifa, e a segunda imagem (Verdana) é uma fonte sem serifa, também conhecida como Sans Serif.
Manuscritas:
Este estilo requer um pouco de cuidado em sua utilização para que fique legível e esteticamente agradável.
Se usado de forma correta, em escritórios de advocacia ostentam uma sensação de estilo, autenticidade e de verdadeira personalidade.
Siga este exemplo e incorpore um toque seu ao logo do seu escritório de advocacia.
Exemplos de fontes manuscritas: