Muitos advogados possuem receio em relação ao uso profissional de redes sociais. Em parte, por se tratar de tecnologia, que não é o forte de muitos, mas também, por possuírem uma certa dificuldade em entender o meio.
São desafios que podem parecer grandes obstáculos, mas, na realidade, são extremamente simples e fáceis de serem superados. Isso, porque redes sociais são feitas com a facilidade de uso e adaptação em mente, de forma que qualquer leigo em tecnologia consiga “pegar o jeito da coisa” em 5 minutos.
O mais complicado acaba sendo realmente entender o propósito e funcionamento do meio por uma perspectiva empresarial. É aí que se erra bastante, pois poucas empresas conseguem entender que o principal das redes sociais é justamente o elemento “social”.
O que isto significa? Que as pessoas estão nestes meios para se comunicarem e interagirem umas com as outras, não para serem bombardeadas com propaganda. Dito isso, já considero dada a primeira dica para ajudar você a não fazer um uso inconveniente e equivocado das redes sociais.
Felizmente, você vai poder ver que evitar este tipo de uso e de fato obter algum resultado não é tão complicado quanto parece. Confira:
1- Seja interessante, sociável e, principalmente, honesto
Se você está em uma rede social, precisa ter vontade de fazer novos amigos, fortalecer laços e compartilhar experiências. Você quer ser uma pessoa pela qual as pessoas sentem empatia e gostam de conversar, não aquele cara que só aparece em eventos para falar o próprio nome e entregar seu cartão.
Seja sociável, comente posts de outras pessoas, poste informações e coisas interessantes, responda comentários e seja você mesmo sempre. Ninguém quer ser amigo de um escritório de advocacia ou uma área de atuação. Mesmo que você esteja falando em nome do escritório, é importante deixar claro que há uma pessoa de verdade ali, com personalidade e interesses próprios.
Na internet, informações falsas circulam com imensa facilidade, mas frequentemente são desmascaradas, deixando uma má imagem do responsável. Não seja essa pessoa. Mentir, dar uma aumentada no currículo ou qualquer tipo de informação falsa que pareça melhorar sua imagem poderá voltar de forma extremamente negativa, prejudicando tudo que você possa ter construído.
2- Lembre-se que é tudo comunicação
Redes sociais são novas formas de conversar com outras pessoas, são formas de superar quaisquer distâncias físicas e oferecem a possibilidade de se comunicar com um número altíssimo de pessoas. Ainda assim, esses usuários se tratam de indivíduos reais, que procuram criar e/ou fortalecer relacionamentos reais.
Possíveis clientes não estão em busca de comprar um produto e analisar suas funcionalidades, eles buscam um profissional que possam se conectar, que se mostre acessível o bastante para ajudá-los em seus problemas financeiros, empresariais ou pessoais mais importantes.
Esse toque pessoal já visível nas próprias redes sociais pode ser um grande passo a favor de uma nova e relevante conexão. O segredo é achar um equilíbrio entre compartilhar expertise e personalidade.
3- Seja paciente, social media não é mágica
Se alguém alguma vez já lhe falou que estar presente nas redes sociais irá mudar completamente sua vida e trazer infinitos clientes, com certeza essa pessoa não sabe do que está falando ou está tentando te enganar.
Assim como ir em eventos e construir uma boa network offline leva tempo, no universo online isto não é diferente. Requer tempo e dedicação e os resultados não são imediatos, mas significa uma chance muito maior de conseguir, eventualmente, mais e melhores clientes.
Seja de clientes, possíveis clientes ou colegas de profissão, a questão é construir um público engajado, que continuamente ajude a aumentar o número de pessoas que saibam quem você é e o que faz.
4- Não se envolva em discussões desnecessárias e improdutivas
Você provavelmente tem opiniões a respeito das mais diversas coisas, e pode chegar a ser bastante fervoroso em relação a algumas delas. Porém, você estará lidando com uma grande variedade de pessoas, que também possuem suas próprias opiniões e que possuem diversas formas de lidarem com as diferenças.
Isso significa que alguém pode facilmente se ofender ou reagir de forma inesperada a algo que você tenha dito e, na internet, a falta de uma interação frente a frente que conta com expressão facial, linguagem corporal, entonação da voz etc, torna qualquer discussão muito mais volátil.
Lembre-se disso: você está nas redes sociais para criar e fortalecer laços, não para discutir e criar inimizades à custa de assuntos desimportantes ou irrelevantes para sua área e trabalho.
5- Preze, acima de tudo, pela qualidade do seu conteúdo
Para se criar um conteúdo interessante, é necessário dispor de algum tempo e esforço. Usar redes sociais profissionalmente é algo que requer responsabilidade e compromisso, afinal é sua imagem onde todo seu público pode te achar.
Então, se você não terá o tempo ou disposição para isso, contrate quem tenha. Mas, obviamente, contrate quem tem o conhecimento e expertise necessários para criar o conteúdo de qualidade e relevância que seu público espera.
fonte: www.ultimatum.com.br